quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Eixos Temáticos para II Conferência Nacional de Cultura

A II Conferência Nacional de Cultura acontecerá de 11 a 14 de março de 2010 e será um marco de transformação nas relações entre o Estado e a sociedade no campo da gestão da produção e da difusão da cultura no Brasil. As conferências municipais e estaduais que já estão acontecendo e vão até o final deste ano são partes integrantes da Conferência Nacional.



Os eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional de Política Cultural nada mais são do que um conjunto de propostas, perspectivas, ações e estratégias identificadas através de encontros realizados em todo o país e consolidadas na proposta do Plano Nacional de Cultura.


1) Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Cultura é simbolização. Não confundir arte com cultura. Arte é parte, é contido; cultura é continente. Trata-se aqui de facilitar a produção, distribuição e consumo dos bens culturais.
Identidade e diversidade como faces da mesma moeda. Respeito às diferenças. Proteger e promover a diversidade das expressões culturais.
Cultura, Educação e Criatividade - Formar uma agenda comum entre educação e cultura, qualificar a educação artística, implantar a educação patrimonial e incentivar o livro e a leitura.


2) Cultura, Cidade e Cidadania
A cidade como pólo de produção, intervenção e trocas culturais. Proteger e promover a memória: museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória. Acesso, acessibilidade e direitos culturais.


3) Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Transversalidade: Obras Públicas, limpeza urbana, saúde, educação, segurança, entre outros.
Valorização, proteção e promoção do patrimônio cultural e natural, garantir a incorporação do patrimônio material e imaterial nas iniciativas de desenvolvimento local, regional e nacional.
Territorialização do processo cultural.


4) Cultura e Economia criativa
A cultura induz o desenvolvimento econômico. As Redes: cooperativas, associações, economia solidária.
Sustentabilidade das cadeias produtivas da cultura. Eventos,festas, turismo cultural.
Geração de trabalho e Renda,desoneração da cadeia produtiva, estímulo às micro e pequenas empresas de produção cultural.


5) Gestão e Institucionalidade da Cultura
SNC
Garantir a efetivação dos direitos culturais
Articular as três esferas federativas, com participação e controle social, de forma a garantir a continuidade das políticas públicas de cultura, definidas como políticas de Estado.
PNC - um Plano vivo, garantidor de direitos, renovando-se através das conferências
Sistema de informações e Indicadores Culturais
Conferências Nacional, Estaduais e Municipais, Conselhos e Fundos de Cultura.

0 comentários: